À zero hora do dia 1º de janeiro, completamos o início de um novo ano, sempre com muita alegria e esperanças de renovação da fraternidade entre os homens. Muitos afirmam naquela hora que “a Terra deu mais uma volta” e pulam as tradicionais sete ondinhas. Só que não: a Terra, na verdade, não completou uma volta exata em torno do Sol naquele momento.
O ano médio não tem exatos 365 dias, mas sim 365,242 dias. Isso quando se trata do ano tropical, sendo o que usamos em nosso calendário civil. Baseado no ciclo das estações, ele é medido pelo tempo que a Terra leva para completar uma volta ao redor do Sol em relação aos equinócios, ou seja, os pontos onde o dia e a noite têm a mesma duração.
À zero hora do dia 1º de janeiro, completamos o início de um novo ano, sempre com muita alegria e esperanças de renovação da fraternidade entre os homens. Muitos afirmam naquela hora que “a Terra deu mais uma volta” e pulam as tradicionais sete ondinhas. Só que não: a Terra, na verdade, não completou uma volta exata em torno do Sol naquele momento. O ano médio não tem exatos 365 dias, mas sim 365,242 dias. Isso quando se trata do ano tropical, sendo o que usamos em nosso calendário civil. Baseado no ciclo das estações, ele é medido pelo tempo que a Terra leva para completar uma volta ao redor do Sol em relação aos equinócios, ou seja, os pontos onde o dia e a noite têm a mesma duração.Leia mais… Ciência Novidades do TecMundo