As tempestades tropicais produzem dois tipos diferentes de radiação forte: os chamados flashes de raios gama terrestres (TGFs) e os brilhos de raios gama. Embora os dois envolvam acelerações de elétrons a velocidades próximas à da luz, os TGFs são mais rápidos e mais energéticos, enquanto os brilhos são menos intensos e mais duradouros.
Recentemente, uma equipe internacional de pesquisadores, usando aviões da NASA, descobriu um terceiro tipo de emissão de raios gama, chamado de “elo perdido”. Essa irradiação é mais curta em duração do que os brilhos constantes e mais longa do que as TGFs, e foi batizada pelos pesquisadores como flash de raios gama oscilante (FGF na sigla em inglês).
As tempestades tropicais produzem dois tipos diferentes de radiação forte: os chamados flashes de raios gama terrestres (TGFs) e os brilhos de raios gama. Embora os dois envolvam acelerações de elétrons a velocidades próximas à da luz, os TGFs são mais rápidos e mais energéticos, enquanto os brilhos são menos intensos e mais duradouros.Recentemente, uma equipe internacional de pesquisadores, usando aviões da NASA, descobriu um terceiro tipo de emissão de raios gama, chamado de “elo perdido”. Essa irradiação é mais curta em duração do que os brilhos constantes e mais longa do que as TGFs, e foi batizada pelos pesquisadores como flash de raios gama oscilante (FGF na sigla em inglês).Leia mais… Ciência Novidades do TecMundo