Em um estudo publicado na revista científica Astrophysical Journal, um grupo de pesquisadores da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), nos EUA, detalhou detalhes impressionantes do exoplaneta WASP-69b. Com quase o tamanho de Júpiter, ele possui uma cauda gigante que lembra a de um cometa em alta velocidade; porém, ele está firmemente preso à órbita de sua estrela hospedeira.
Além de ter quase o mesmo tamanho de Júpiter, o exoplaneta também é gasoso. No artigo, os cientistas explicam a origem de sua cauda evidente: ela é formada pela ‘fuga’ da atmosfera do corpo celeste para o espaço. Assim, os ventos estelares intensos moldam essa estrutura, dando ao planeta a aparência peculiar de um cometa.
Em um estudo publicado na revista científica Astrophysical Journal, um grupo de pesquisadores da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), nos EUA, detalhou detalhes impressionantes do exoplaneta WASP-69b. Com quase o tamanho de Júpiter, ele possui uma cauda gigante que lembra a de um cometa em alta velocidade; porém, ele está firmemente preso à órbita de sua estrela hospedeira.Além de ter quase o mesmo tamanho de Júpiter, o exoplaneta também é gasoso. No artigo, os cientistas explicam a origem de sua cauda evidente: ela é formada pela ‘fuga’ da atmosfera do corpo celeste para o espaço. Assim, os ventos estelares intensos moldam essa estrutura, dando ao planeta a aparência peculiar de um cometa.Leia mais… Ciência Novidades do TecMundo