Comissão debate alta taxa de abandono nos cursos de licenciatura

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Tony Oliveira/Agência Brasília
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Baixa procura pelos cursos de licenciatura pode causar déficit de professores no ensino básico

A  Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realiza nesta quinta-feira (12) audiência pública para avaliar a crescente taxa de desistência de estudantes universitários nos cursos de licenciatura em todo o país e o impacto dessa realidade na educação básica.

O debate foi solicitado pela deputada Professora Luciene Cavalcante (Psol-SP) e será realizado no plenário 10, a partir das 10 horas.

Luciene destaca que, de acordo com o último Censo da Educação Superior divulgado pelo Inep, 58% dos alunos de cursos de licenciatura (destinados à formação de professores) abandonaram a faculdade antes de concluir o curso.  Os dados são de 2022 e representam a maior taxa de evasão da década.

A deputada afirma que isso traz sérias implicações para o futuro do ensino de crianças e adolescentes. “Pesquisa do Instituto Semesp, de 2022, apontou que o Brasil poderá enfrentar déficit de 235 mil professores na educação básica em 2040”, diz Professora Luciene Cavalcante.

Ela aponta que os baixos salários, a desvalorização da carreira de professor e a ausência de políticas de estímulo à formação acadêmica contribuem para a menor procura pelos cursos de licenciatura.

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Baixa procura pelos cursos de licenciatura pode causar déficit de professores no ensino básico

A  Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realiza nesta quinta-feira (12) audiência pública para avaliar a crescente taxa de desistência de estudantes universitários nos cursos de licenciatura em todo o país e o impacto dessa realidade na educação básica.

Veja quem foi convidado para discutir o assunto

O debate foi solicitado pela deputada Professora Luciene Cavalcante (Psol-SP) e será realizado no plenário 10, a partir das 10 horas.
Luciene destaca que, de acordo com o último Censo da Educação Superior divulgado pelo Inep, 58% dos alunos de cursos de licenciatura (destinados à formação de professores) abandonaram a faculdade antes de concluir o curso.  Os dados são de 2022 e representam a maior taxa de evasão da década.
A deputada afirma que isso traz sérias implicações para o futuro do ensino de crianças e adolescentes. “Pesquisa do Instituto Semesp, de 2022, apontou que o Brasil poderá enfrentar déficit de 235 mil professores na educação básica em 2040”, diz Professora Luciene Cavalcante.
Ela aponta que os baixos salários, a desvalorização da carreira de professor e a ausência de políticas de estímulo à formação acadêmica contribuem para a menor procura pelos cursos de licenciatura.”}]] Read More  Câmara notícias – Câmara dos Deputados 

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