Não visível da Terra, porque fica do lado oposto (escuro) da Lua, a impressionante cratera conhecida como Bacia do Polo Sul-Aitken é considerada uma das maiores e mais antigas estruturas de impacto conhecidas da nossa região planetária. Com cerca de quatro bilhões de anos, ela representa uma importante fonte de pesquisas sobre a história inicial do Sistema Solar.
Alguns fatores, como a idade avançada, o seu tamanho enorme (cerca de 1,5 mil km de diâmetro) e a erosão por impactos subsequentes, dificultam o estudo da cratera. Mapeada por sondas espaciais, o entendimento dos pesquisadores é de que a cratera tinha um formato oval ou elíptico.
Não visível da Terra, porque fica do lado oposto (escuro) da Lua, a impressionante cratera conhecida como Bacia do Polo Sul-Aitken é considerada uma das maiores e mais antigas estruturas de impacto conhecidas da nossa região planetária. Com cerca de quatro bilhões de anos, ela representa uma importante fonte de pesquisas sobre a história inicial do Sistema Solar.Alguns fatores, como a idade avançada, o seu tamanho enorme (cerca de 1,5 mil km de diâmetro) e a erosão por impactos subsequentes, dificultam o estudo da cratera. Mapeada por sondas espaciais, o entendimento dos pesquisadores é de que a cratera tinha um formato oval ou elíptico.Leia mais… Ciência Novidades do TecMundo