O silêncio pode ser ‘gritante’ em diversas situações excessivamente desconfortáveis, principalmente quando esse silêncio é compartilhado com outras pessoas desconhecidas. De acordo com um novo estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Johns Hopkins, nos Estados Unidos, o ‘som do silêncio’ existe e pode ser escutado por qualquer pessoa — e não se trata de uma referência ao som de zumbido constante ou a música ‘Sound of Silence’, da dupla norte-americana Simon & Garfunkel.
Para chegar ao resultado, uma equipe de cientistas realizou um experimento com um grupo de participantes, inspirado em uma ilusão criada para enganar o cérebro humano. Por exemplo, os cientistas colocam dois tipos de tons mais curtos e separados, seguido de um tom único e longo; apesar de ser o mesmo som, os participantes pensam ser sons diferentes.
O silêncio pode ser ‘gritante’ em diversas situações excessivamente desconfortáveis, principalmente quando esse silêncio é compartilhado com outras pessoas desconhecidas. De acordo com um novo estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Johns Hopkins, nos Estados Unidos, o ‘som do silêncio’ existe e pode ser escutado por qualquer pessoa — e não se trata de uma referência ao som de zumbido constante ou a música ‘Sound of Silence’, da dupla norte-americana Simon & Garfunkel.Para chegar ao resultado, uma equipe de cientistas realizou um experimento com um grupo de participantes, inspirado em uma ilusão criada para enganar o cérebro humano. Por exemplo, os cientistas colocam dois tipos de tons mais curtos e separados, seguido de um tom único e longo; apesar de ser o mesmo som, os participantes pensam ser sons diferentes.Leia mais… Ciência Novidades do TecMundo