Em continuidade das ações do Gabinete de Integração, o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, Des. Sérgio Fernandes Martins, esteve presente na manhã desta segunda-feira, dia 13 de março, no plenário do Tribunal do Júri, na solenidade de posse da nova juíza diretora do Foro de Campo Grande, Joseliza Alessandra Vanzela Turine, a segunda mulher a ocupar o cargo desde a criação da Comarca.
Durante o evento, além da instalação oficial do Gabinete de Integração na comarca de Campo Grande, foram feitos os lançamentos da reforma e modernização do prédio do Fórum, do “Programa Valoriza” e a implantação do projeto “Contrato de Gestão no Poder Judiciário”. Todas estas iniciativas fazem parte das diretrizes da atual administração, com objetivo em comum de executar os três pilares que norteiam a gestão do TJMS para o biênio 2023/2024: valorização de magistrados e servidores, pronto atendimento e plena satisfação ao jurisdicionado e melhoria na estrutura física, instalações e obras.
Em seu pronunciamento, o presidente do TJ, Des. Sérgio Fernandes Martins, explicou aos juízes, servidores, advogados e autoridades presentes a iniciativa da administração do Tribunal de Justiça de MS de se fazer presente nas posses de juízes diretores de Foro, como recentemente esteve nos atos solenes das comarcas de Ponta Porã, Dourados e Três Lagoas, embora, em regra, a transmissão do cargo de diretor de Foro é feita sem a necessidade de contar com a cúpula do Judiciário.
Embora não seja possível a presença do Presidente, demais desembargadores e juízes auxiliares em todas as posses das novas direções dos Foros, o Des. Sérgio Fernandes Martins explica que é uma forma de demonstrar, “de forma simbólica, a importância da administração de se fazer presente e é um propósito nosso se manter integrado com o Poder Judiciário, inclusive em seus mais longínquos rincões”.
Em seu discurso de posse, a juíza Joseliza Turine agradeceu ao convite do presidente do TJMS de assumir a direção do Foro de Campo Grande. “Minha atuação será com sinergia de forças para o cumprimento do Planejamento Estratégico do TJMS e seu Plano de Trabalho na Presidência do Tribunal de Justiça, em busca do melhor atendimento ao usuário final do Poder Judiciário. Se por aqui vou passar, devo trilhar o caminho de forma mais humana, buscando eficiência e paz!”, ressaltou a magistrada.
Como parte das diretrizes de trabalho do “Programa Valoriza”, foi dado início ao programa de atualização do inventário de bens móveis do Fórum Heitor Medeiros. Durante o ato solene, o presidente do TJMS entregou à juíza diretora os estudos e ações administrativas que serão implantadas, e a entrega, nesta 1ª agenda, de um lote de 446 novos computadores.
O presidente também entregou à direção do Fórum da capital as cópias dos contratos de gestão, com o cronograma das entregas que serão realizadas pelas áreas da administração central do TJMS na comarca de Campo Grande.
Finalizando o evento, o presidente fez uma breve explanação sobre a reforma e modernização do Fórum, prédio inaugurado há 20 anos e que necessita de adequações para abrigar a demanda atual constituída por 55 varas em funcionamento. Explicou que o projeto visa suprir as necessidades imediatas da atual estrutura, com intervenções e readequações para receber novas varas de modo que seja possível garantir um fôlego ao prédio por mais 10 ou 15 anos.
Os trabalhos do Gabinete de Integração da administração do TJMS foram elogiados pelo presidente da OAB/MS, Bitto Pereira. Além do advogado, o evento contou com a presença da procuradora-geral do Estado, Ana Carolina Ali Garcia, do vice-presidente do TJ, Des. Dorival Renato Pavan; do diretor-geral da Escola Judicial de Mato Grosso do Sul (Ejud-MS), Des. Odemilson Roberto Castro Fassa; da coordenadora Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar de MS, Desª. Jaceguara Dantas da Silv; do Des. Luiz Tadeu Barbosa Silva; do Des. Júlio Roberto Siqueira Cardoso; dos juízes auxiliares da Presidência do TJMS, César Castilho Marques, Mario José Esbalqueiro Junior e Renato Antonio de Liberali, da juíza auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça do TJ, Jacqueline Machado, representando o Corregedor, Des. Fernando Mauro Moreira Marinho, além da presidente da Amamsul, Mariel Cavalin dos Santos, e diversas juízas e juízes da capital e autoridades locais, como o reitor da Universidade Federal de MS, Marcelo Turine, esposo da juíza diretora empossada.