O que são ocultações astronômicas? A ciência responde!

Tecnologia

O eclipse solar total é um evento raro que ocorre, em média, a cada 375 anos no mesmo lugar; no Brasil, o último ocorreu em 1994 e o próximo só acontecerá em 2045. Contudo, o eclipse solar total não é o único fenômeno cósmico com essas características. Nomeado de ocultação, esse evento astronômico é tecnicamente semelhante aos eclipses totais e pode acontecer em diversas regiões do Sistema Solar — e fora dele também.

Um eclipse lunar também é considerado um tipo de ocultação, contudo, você precisaria estar no lado escuro da superfície lunar para assistir à Terra bloqueando o Sol por completo. Durante o evento, o que acontece efetivamente para os espectadores na Terra é que a sombra terrestre escurece a lua por inteiro, mas a observação é possível apenas em algumas regiões do planeta.

Leia mais…

O eclipse solar total é um evento raro que ocorre, em média, a cada 375 anos no mesmo lugar; no Brasil, o último ocorreu em 1994 e o próximo só acontecerá em 2045. Contudo, o eclipse solar total não é o único fenômeno cósmico com essas características. Nomeado de ocultação, esse evento astronômico é tecnicamente semelhante aos eclipses totais e pode acontecer em diversas regiões do Sistema Solar — e fora dele também.Um eclipse lunar também é considerado um tipo de ocultação, contudo, você precisaria estar no lado escuro da superfície lunar para assistir à Terra bloqueando o Sol por completo. Durante o evento, o que acontece efetivamente para os espectadores na Terra é que a sombra terrestre escurece a lua por inteiro, mas a observação é possível apenas em algumas regiões do planeta.Leia mais…  Ciência Novidades do TecMundo 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *