O ano de 2023 tem sido um marco para a presença feminina na ciência brasileira. Pela primeira vez, temos uma mulher no cargo de ministra de Ciência, Tecnologia e Inovações, a pernambucana Luciana Santos. Com um histórico extenso de atuação na política –Santos já foi deputada federal e estadual, prefeita de Olinda (PE) por dois mandatos e vice-governadora de Pernambuco– a ministra é também engenheira eletricista.
Outra pasta que tem uma relação muito próxima com a ciência, o Ministério da Saúde, também é atualmente comandado por uma mulher pela primeira vez, a cientista social Nísia Trindade Lima. Antes de assumir o cargo, Lima foi presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
O ano de 2023 tem sido um marco para a presença feminina na ciência brasileira. Pela primeira vez, temos uma mulher no cargo de ministra de Ciência, Tecnologia e Inovações, a pernambucana Luciana Santos. Com um histórico extenso de atuação na política –Santos já foi deputada federal e estadual, prefeita de Olinda (PE) por dois mandatos e vice-governadora de Pernambuco– a ministra é também engenheira eletricista.Outra pasta que tem uma relação muito próxima com a ciência, o Ministério da Saúde, também é atualmente comandado por uma mulher pela primeira vez, a cientista social Nísia Trindade Lima. Antes de assumir o cargo, Lima foi presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Leia mais… Ciência Novidades do TecMundo