Após uma série de obstáculos e atrasos, as cerimónias fúnebres do opositor russo Alexei Navalny, morto em 16 de fevereiro na prisão, finalmente estão em andamento nesta sexta-feira (1º) em Moscou. Dezenas de pessoas se reúnem do lado de fora da igreja da Mãe de Deus, no distrito de Maryino, aguardando a chegada do corpo para o último adeus.
No entanto, a porta-voz de Navalny, Kira Yarmysh, revelou em sua conta na rede social X (antigo Twitter) que o corpo ainda não foi libertado para as cerimônias fúnebres. “Os familiares chegaram ao IML às 10h00, altura em que era suposto receberem o corpo de Alexei. O corpo ainda não foi libertado. O cronograma ainda não mudou, mas pode haver atrasos”, escreveu ela.
Na quinta-feira, preparativos para o funeral já estavam em andamento, com cercas de metal sendo instaladas ao redor da igreja, indicando um forte esquema de segurança para o evento. A equipe de Navalny, no entanto, denunciou que as empresas funerárias se recusaram a transportar o corpo da morgue para a igreja, após receberem “contatos de desconhecidos com ameaças para que não levassem o corpo de Alexei para lugar nenhum”.
As cerimônias fúnebres estão previstas para iniciar às 14h00 locais (08h00 no horário de Brasília), seguidas do sepultamento no cemitério de Borisovskoye.
Leia Também: Mãe de Alexei Navalni abre processo judicial para exigir liberação de corpo do filho
Dezenas de pessoas se reúnem do lado de fora da igreja da Mãe de Deus, no distrito de Maryino, aguar… Read More Mundo