Um estudo científico sobre um assunto inusitado, e que começou como uma piada, foi publicado recentemente na revista Matter. Nele, os pesquisadores propõem que os grãos de café com maior umidade interna produzem menos eletricidade estática. Esta receita simples pode resolver um sério problema que ocorre durante a moagem industrial do café.
“É tipo o começo de uma piada — um vulcanologista e um especialista em café entram em um bar e depois saem com um artigo científico”, diz o primeiro autor do trabalho, Joshua Méndez Harper, da Universidade de Oregon (UO) nos EUA, o vulcanologista. A justificativa do trabalho foi o fato de a fratura e a fricção dos grãos de café durante a moagem produzirem grandes cargas de eletricidade estática que fazem com que o pó se aglomere e grude no moinho.
Um estudo científico sobre um assunto inusitado, e que começou como uma piada, foi publicado recentemente na revista Matter. Nele, os pesquisadores propõem que os grãos de café com maior umidade interna produzem menos eletricidade estática. Esta receita simples pode resolver um sério problema que ocorre durante a moagem industrial do café.“É tipo o começo de uma piada — um vulcanologista e um especialista em café entram em um bar e depois saem com um artigo científico”, diz o primeiro autor do trabalho, Joshua Méndez Harper, da Universidade de Oregon (UO) nos EUA, o vulcanologista. A justificativa do trabalho foi o fato de a fratura e a fricção dos grãos de café durante a moagem produzirem grandes cargas de eletricidade estática que fazem com que o pó se aglomere e grude no moinho. Leia mais… Ciência Novidades do TecMundo