Após cinco anos de pesquisas, uma equipe de arqueólogos do Instituto Indiano de Tecnologia e do Serviço Geológico da Índia anunciou a descoberta de um novo dinossauro que, além de inédito naquela região, é o registro fóssil de dicraeosaurídeo (saurópodes herbívoros de pescoço comprido) mais antigo do mundo.
Por ter sido descoberta no deserto de Thar, próximo à cidade indiana de Jaisalmer, a nova espécie recebeu o nome de Tharosaurus indicus. Diferente dos tradicionais saurópodes do Cretáceo — que tinham crânio pequeno e pescoço e cauda alongados — – o T. indicus tem depressões na lateral dos ossos do pescoço e espinhos neurais emparelhados.
Após cinco anos de pesquisas, uma equipe de arqueólogos do Instituto Indiano de Tecnologia e do Serviço Geológico da Índia anunciou a descoberta de um novo dinossauro que, além de inédito naquela região, é o registro fóssil de dicraeosaurídeo (saurópodes herbívoros de pescoço comprido) mais antigo do mundo. Por ter sido descoberta no deserto de Thar, próximo à cidade indiana de Jaisalmer, a nova espécie recebeu o nome de Tharosaurus indicus. Diferente dos tradicionais saurópodes do Cretáceo — que tinham crânio pequeno e pescoço e cauda alongados — – o T. indicus tem depressões na lateral dos ossos do pescoço e espinhos neurais emparelhados.Leia mais… Ciência Novidades do TecMundo