Beryl, o primeiro furacão da temporada atlântica de 2024, se intensificou rapidamente desde sua formação no final da sexta-feira e se tornou uma tempestade de categoria 4 “extremamente perigosa” neste domingo, segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos. A tempestade, que se encontra na escala de cinco níveis, representa uma séria ameaça para as Ilhas de Barlavento, localizadas a sudeste de Porto Rico e ao norte da Venezuela.
Ventos devastadores e inundações em potencial
O NHC alerta para “ventos com risco de vida e tempestades” nas Ilhas de Barlavento. Ventos sustentados já alcançam 85 mph, com rajadas ainda mais fortes. A previsão é de que Beryl continue se movendo para oeste, trazendo consigo chuvas torrenciais e inundações.
Autoridades em Barbados, São Vicente e Granadinas e Granada pedem aos moradores que se preparem para a chegada do furacão. O primeiro-ministro de Granada, Dickson Mitchell, alerta: “Isso não é um teste, isso é sério.” Ele estima que a região pode receber três meses de chuva em apenas 12 horas.
Ralph Gonsalves, primeiro-ministro de São Vicente e Granadinas, adverte que 2 polegadas de chuva consistente já são suficientes para causar inundações na capital Kingstown, e que “4 polegadas, sem dúvida, inundarão a cidade.”
Apesar da gravidade da situação, alguns moradores demonstram certa calma. Gladwyn Taylor, proprietário de um restaurante em Bequia, ilha em São Vicente e Granadinas, afirma que as pessoas não estão se preocupando muito com o furacão e prefere esperar para ver o que acontece.
.
Leia Também: Tempestade na França provoca três mortes
Tempestade “extremamente perigosa” se aproxima das Ilhas de Barlavento Read More Mundo