Na próxima sexta-feira, 21 de junho de 2024, ocorrerá um lunistício com variação máxima da inclinação da Lua, fenômeno que só ocorre a cada 18,6 anos, quando nosso satélite natural parece “parar” no céu por mais tempo, em virtude de uma combinação entre as inclinações do planeta Terra e da própria Lua.
Nesse dia, que coincide com os solstícios de verão no hemisfério norte e inverno no hemisfério sul, a Lua nasce e se põe nos pontos mais extremos em relação ao equador celeste, ao mesmo tempo que vai até os pontos mais alto e mais baixo do céu.
Na próxima sexta-feira, 21 de junho de 2024, ocorrerá um lunistício com variação máxima da inclinação da Lua, fenômeno que só ocorre a cada 18,6 anos, quando nosso satélite natural parece “parar” no céu por mais tempo, em virtude de uma combinação entre as inclinações do planeta Terra e da própria Lua. Nesse dia, que coincide com os solstícios de verão no hemisfério norte e inverno no hemisfério sul, a Lua nasce e se põe nos pontos mais extremos em relação ao equador celeste, ao mesmo tempo que vai até os pontos mais alto e mais baixo do céu. Leia mais… Ciência Novidades do TecMundo