Zona de Subducção de Cascádia: onde megaterremotos e tsunamis se formam

Tecnologia

Trabalhando em uma extensa e perigosa área marítima com 1,13 mil quilômetros que se estende do norte da Califórnia nos EUA até a Colúmbia Britânica no Canadá, um grupo de cientistas desenvolveu uma pesquisa titânica. Trata-se do primeiro levantamento da chamada Zona de Subducção de Cascádia, uma das maiores megathrusts da Terra.

Megathrust é um termo técnico para definir um tipo específico de falha geológica que, no caso de Cascádia, é uma placa tectônica no fundo do Oceano Pacífico que mergulha lentamente para leste, se enfiando sob a América do Norte. Nesse movimento, as placas eventualmente travam e criam tensões que, quando liberadas, produzem um choque capaz de provocar os maiores terremotos do mundo e tsunamis superiores a 30 metros de altura.

Leia mais…

Trabalhando em uma extensa e perigosa área marítima com 1,13 mil quilômetros que se estende do norte da Califórnia nos EUA até a Colúmbia Britânica no Canadá, um grupo de cientistas desenvolveu uma pesquisa titânica. Trata-se do primeiro levantamento da chamada Zona de Subducção de Cascádia, uma das maiores megathrusts da Terra.Megathrust é um termo técnico para definir um tipo específico de falha geológica que, no caso de Cascádia, é uma placa tectônica no fundo do Oceano Pacífico que mergulha lentamente para leste, se enfiando sob a América do Norte. Nesse movimento, as placas eventualmente travam e criam tensões que, quando liberadas, produzem um choque capaz de provocar os maiores terremotos do mundo e tsunamis superiores a 30 metros de altura.Leia mais…  Ciência Novidades do TecMundo 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *