Plêiades: do mito a astronomia

Tecnologia

Uma das belezas da observação do céu noturno é a possibilidade de visualizar estrelas, planetas e constelações a olho nu — o uso de binóculos e telescópios proporciona paisagens cósmicas ainda mais impressionantes. Uma dessas observações é o aglomerado estelar das Plêiades, um grupo de estrelas localizado na constelação de Touro, a aproximadamente 380 anos-luz de distância da Terra.

Assim como em outras histórias dos ancestrais da humanidade, as Plêiades já haviam sido observadas há milhares de anos, mas os povos antigos criaram alguns mitos para tentar explicar sua existência. Inclusive, até hoje o aglomerado também é chamado de ‘sete irmãs’ por conta desses mitos; contudo, durante a observação a olho nu, comumente é possível contar apenas seis estrelas.

Leia mais…

Uma das belezas da observação do céu noturno é a possibilidade de visualizar estrelas, planetas e constelações a olho nu — o uso de binóculos e telescópios proporciona paisagens cósmicas ainda mais impressionantes. Uma dessas observações é o aglomerado estelar das Plêiades, um grupo de estrelas localizado na constelação de Touro, a aproximadamente 380 anos-luz de distância da Terra.Assim como em outras histórias dos ancestrais da humanidade, as Plêiades já haviam sido observadas há milhares de anos, mas os povos antigos criaram alguns mitos para tentar explicar sua existência. Inclusive, até hoje o aglomerado também é chamado de ‘sete irmãs’ por conta desses mitos; contudo, durante a observação a olho nu, comumente é possível contar apenas seis estrelas.Leia mais…  Ciência Novidades do TecMundo 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *