Viagem no tempo: Einstein e os anéis laser que ‘desafiam’ a relatividade geral

Tecnologia

A viagem no tempo é um tema abordado por diversas obras de ficção científica, seja na literatura ou no cinema; infelizmente, ainda não existe nenhuma evidência de que realmente exista uma possibilidade de viajar no tempo — pelo menos, para o passado. Conforme apresentado no filme Interestelar (Christopher Nolan, 2014), o único tipo de deslocamento temporal possível é para o futuro, e apenas em algumas condições específicas.

O longa-metragem mostra como os efeitos do horizonte de eventos de um buraco negro podem ‘sugar’ o tempo ao redor de quem está próximo. Quando o personagem principal, Gordon Cooper, está em um planeta próximo de um buraco negro, o tempo é distorto devido à intensa gravidade — neste caso, cada hora equivale sete anos na Terra. Ao retornar para a nave, Cooper percebe que se passaram mais de 20 anos em seu planeta natal.

Leia mais…

A viagem no tempo é um tema abordado por diversas obras de ficção científica, seja na literatura ou no cinema; infelizmente, ainda não existe nenhuma evidência de que realmente exista uma possibilidade de viajar no tempo — pelo menos, para o passado. Conforme apresentado no filme Interestelar (Christopher Nolan, 2014), o único tipo de deslocamento temporal possível é para o futuro, e apenas em algumas condições específicas.O longa-metragem mostra como os efeitos do horizonte de eventos de um buraco negro podem ‘sugar’ o tempo ao redor de quem está próximo. Quando o personagem principal, Gordon Cooper, está em um planeta próximo de um buraco negro, o tempo é distorto devido à intensa gravidade — neste caso, cada hora equivale sete anos na Terra. Ao retornar para a nave, Cooper percebe que se passaram mais de 20 anos em seu planeta natal.Leia mais…  Ciência Novidades do TecMundo 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *