Uma rara galáxia de anéis polares pode ter sido descoberta de forma inesperada por uma equipe multinacional de pesquisadores, usando o telescópio ASKAP (Australian Square Kilometre Array Pathfinder), operado pela CSIRO, agência científica nacional da Austrália. Envolta em uma espécie de “fita” cósmica, a chamada NGC 4632 fica a cerca de 56 milhões de anos-luz de distância.
A princípio, os astrônomos pensaram que se tratava de um sistema estelar comum. No entanto, ao usar os recursos do ASKAP, que é um radiotelescópio, perceberam a existência de um enorme anel de gás envolvendo a galáxia inteira em um ângulo inclinado em relação ao seu plano galáctico.
Uma rara galáxia de anéis polares pode ter sido descoberta de forma inesperada por uma equipe multinacional de pesquisadores, usando o telescópio ASKAP (Australian Square Kilometre Array Pathfinder), operado pela CSIRO, agência científica nacional da Austrália. Envolta em uma espécie de “fita” cósmica, a chamada NGC 4632 fica a cerca de 56 milhões de anos-luz de distância. A princípio, os astrônomos pensaram que se tratava de um sistema estelar comum. No entanto, ao usar os recursos do ASKAP, que é um radiotelescópio, perceberam a existência de um enorme anel de gás envolvendo a galáxia inteira em um ângulo inclinado em relação ao seu plano galáctico.Leia mais… Ciência Novidades do TecMundo