De acordo com os atuais dados geológicos obtidos pela ciência, o planeta Terra surgiu há aproximadamente 4,54 bilhões de anos, mas cientistas explicam que ainda é muito complicado determinar a data exata. Em um novo estudo publicado na revista científica Geochemical Perspectives Letters, pesquisadores descrevem que encontraram sedimentos glaciais que sugerem geleiras datadas de 2,9 bilhões de anos.
Os pesquisadores descobriram depósitos de xisto betuminoso no nordeste da África do Sul, sugerindo que a região passou por uma idade do gelo há mais de dois bilhões de anos — o xisto é um tipo de rocha sedimentar rica em material orgânico. Eles também analisaram amostras retiradas de uma camada de rocha sedimentar conhecida como Supergrupo Pongola, que se formou entre 3,2 bilhões de anos e 2,8 bilhões de anos.
De acordo com os atuais dados geológicos obtidos pela ciência, o planeta Terra surgiu há aproximadamente 4,54 bilhões de anos, mas cientistas explicam que ainda é muito complicado determinar a data exata. Em um novo estudo publicado na revista científica Geochemical Perspectives Letters, pesquisadores descrevem que encontraram sedimentos glaciais que sugerem geleiras datadas de 2,9 bilhões de anos.Os pesquisadores descobriram depósitos de xisto betuminoso no nordeste da África do Sul, sugerindo que a região passou por uma idade do gelo há mais de dois bilhões de anos — o xisto é um tipo de rocha sedimentar rica em material orgânico. Eles também analisaram amostras retiradas de uma camada de rocha sedimentar conhecida como Supergrupo Pongola, que se formou entre 3,2 bilhões de anos e 2,8 bilhões de anos.Leia mais… Ciência Novidades do TecMundo