Era do Gelo de Marte pode ter acabado radicalmente há 400 mil anos

Tecnologia

De acordo com um estudo publicado na revista científica Nature, o rover chinês Zhurong Mars coletou dados de dunas de areia na superfície de Marte e descobriu que a Era do Gelo marciana acabou de forma extrema há cerca de 400 mil anos. A pesquisa foi realizada em uma região com 3.300 km de diâmetro e conhecida como Utopia Planitia, considerada a maior bacia de impacto do Sistema Solar.

Além dos dados do rover da Administração Espacial Nacional da China (CNSA), o estudo utilizou observações de alta resolução do orbitador chinês Tianwen-1 Mars. A pesquisa aponta que as dunas foram erodidas ao longo de milhares de anos e formaram materiais nomeados de cristas eólicas transversais (TARs).

Leia mais…

De acordo com um estudo publicado na revista científica Nature, o rover chinês Zhurong Mars coletou dados de dunas de areia na superfície de Marte e descobriu que a Era do Gelo marciana acabou de forma extrema há cerca de 400 mil anos. A pesquisa foi realizada em uma região com 3.300 km de diâmetro e conhecida como Utopia Planitia, considerada a maior bacia de impacto do Sistema Solar.Além dos dados do rover da Administração Espacial Nacional da China (CNSA), o estudo utilizou observações de alta resolução do orbitador chinês Tianwen-1 Mars. A pesquisa aponta que as dunas foram erodidas ao longo de milhares de anos e formaram materiais nomeados de cristas eólicas transversais (TARs).Leia mais…  Ciência Novidades do TecMundo 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *