Um estudo divulgado no mês passado por pesquisadores do Reino Unido e do Japão inovou as perspectivas sobre o futuro do trabalho, ao incluir no discurso público os impactos do trabalho não remunerado. Os dados mostraram que a quantidade de tempo despendida nessas atividades é muitas vezes equivalente ao que se gasta em trabalho remunerado.
De acordo com a pesquisa, publicada no dia 22 de fevereiro na revista Plos One, o trabalho não remunerado se refere às tarefas domésticas – como cozinhar, limpar e lavar roupas – e aos serviços de cuidar de crianças e idosos. Destacando que a maior parte do serviço é desproporcionalmente feito por mulheres, a questão da pesquisa foi: “se os robôs vão tirar nossos empregos, eles pelo menos também levarão o lixo para nós?”
Um estudo divulgado no mês passado por pesquisadores do Reino Unido e do Japão inovou as perspectivas sobre o futuro do trabalho, ao incluir no discurso público os impactos do trabalho não remunerado. Os dados mostraram que a quantidade de tempo despendida nessas atividades é muitas vezes equivalente ao que se gasta em trabalho remunerado. De acordo com a pesquisa, publicada no dia 22 de fevereiro na revista Plos One, o trabalho não remunerado se refere às tarefas domésticas – como cozinhar, limpar e lavar roupas – e aos serviços de cuidar de crianças e idosos. Destacando que a maior parte do serviço é desproporcionalmente feito por mulheres, a questão da pesquisa foi: “se os robôs vão tirar nossos empregos, eles pelo menos também levarão o lixo para nós?”Leia mais… Ciência Novidades do TecMundo