Muitos eventos climáticos extremos (como secas severas, ondas de calor, enchentes e tempestades intensas) já estão afetando o Brasil e devem se intensificar nas próximas décadas. Esta previsão, feita no relatório “Mudança do Clima no Brasil”, está diretamente relacionada ao aquecimento global.
Segundo o documento, nosso país tem experimentado um aquecimento sem precedentes nas últimas seis décadas, com algumas regiões registrando aumentos de temperatura que chegam a 3 °C acima da média global nas temperaturas máximas diárias. O número de dias com ondas de calor aumentou de forma dramática, saltando de sete para 52 dias entre o início da década de 1990 e o começo da década atual.
Muitos eventos climáticos extremos (como secas severas, ondas de calor, enchentes e tempestades intensas) já estão afetando o Brasil e devem se intensificar nas próximas décadas. Esta previsão, feita no relatório “Mudança do Clima no Brasil”, está diretamente relacionada ao aquecimento global. Segundo o documento, nosso país tem experimentado um aquecimento sem precedentes nas últimas seis décadas, com algumas regiões registrando aumentos de temperatura que chegam a 3 °C acima da média global nas temperaturas máximas diárias. O número de dias com ondas de calor aumentou de forma dramática, saltando de sete para 52 dias entre o início da década de 1990 e o começo da década atual. Leia mais… Ciência Novidades do TecMundo